quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Boccia sénior

Os alunos do 9ºC e a professora Virgínia, de Educação Física, estão de parabéns!!! Honraram a nossa escola com a brilhante organização do 1º encontro de Boccia Sénior. Deram um grande exemplo de responsabilidade e empenho!
Eis o texto escrito por um agrupo de alunos sobre o evento:


1º Encontro de Boccia Sénior

O Agrupamento Vertical das Escolas de Vila Caiz tem como missão a educação para a cidadania que visa desenvolver nos alunos atitudes de auto-estima, respeito mútuo e regras de convivência que conduzam à formação de cidadãos solidários, autónomos, participativos e civicamente responsáveis. Pretende-se igualmente estimular a participação activa dos alunos na vida da turma e da comunidade. É neste contexto que surge o projecto dos alunos do 9ºC, 1º Encontro de Boccia Sénior. Com o apoio da Direcção e a colaboração do Departamento de Expressões, os alunos pretenderam dinamizar uma actividade que sensibilizasse a comunidade escolar e o poder autárquico sobre a importância do exercício físico/desporto para o aumento da qualidade de vida da pessoa idosa.

É do conhecimento geral, que a prática desportiva conduz à manutenção e melhoramento da habilidade funcional, da saúde e bem-estar mental e social da pessoa idosa, combatendo o isolamento e depressão, melhorando a sua auto-estima, autonomia, independência, diversão e espírito de equipa.

Desta forma os alunos convidaram o treinador Luís Ferreira (da APPC_Porto de atletas medalhados nos paralímpicos) e alguns dos seus atletas seniores para partilharem a sua experiência do Boccia com os idosos da nossa instituição local.

O Boccia é um jogo que pode ser praticado por pessoas com e sem deficiência, jovens ou idosos, nas vertentes de recreação/lazer e de competição. Não há limite de idade para a sua prática.
Segundo a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), responsável pela promoção da modalidade em Portugal, Boccia Sénior é um jogo “que pode ser jogado em singulares ou em equipas de três jogadores”. São distribuídas “6 bolas vermelhas para uma equipa e 6 azuis para a equipa contrária. Existe ainda uma bola branca, que é a bola-alvo, e que é atirada, à vez, por cada uma das equipas, seguindo-se as bolas de cor”; “o objectivo é lançar as bolas de cor o mais próximo possível da bola branca”; “cada jogo possui quatro 'sets' nos jogos de singulares e seis 'sets' nos jogos de equipas”; “os pontos contam-se no final de cada 'set', sendo atribuído um ponto por cada bola que esteja mais próxima da bola branca até ser encontrada a primeira do adversário”. É jogado no interior de um campo de 10m x 6m, que no caso do Boccia sénior possui as dimensões de 11m x 5 m.

O desporto em causa faz parte do calendário paralímpico desde 1984, que decorreu em Nova Iorque e onde Portugal conquistou a primeira medalha de ouro (APPC, 2005). Inicialmente concebido para a população com paralisia cerebral, tem arrecado cada vez mais popularidade, nomeadamente na população sénior, existindo actualmente, torneios de Boccia sénior por todo o país.

Esperávamos todos com grande expectativa e após muitas aulas de preparação do evento a chegada dos nossos protagonistas. Assim pela manhã e após a apresentação dos atletas e treinador aos alunos do Agrupamento Vertical de Vila Caiz seguiu-se demonstração do Boccia com alunos da Escola, onde a turma do 9ºC deu o seu contributo para dinamizar a actividade. Tivemos todos a oportunidade de almoçar em convívio e conhecer melhor estes desportistas de renome internacional e as suas façanhas. No início da tarde, com a presença da Amarante TV os alunos do 9ºC apresentaram uma coreografia de ginástica acrobática aos a todos os presentes. Pudemos contar com a participação dos idosos da instituição local assim como de Vila Chã do Marão. Foram convidados também os presidentes de junta e os representastes da câmara municipal de Amarante. Infelizmente a câmara municipal a câmara municipal não se fez representar o que muito nos decepcionou.

Após o torneio que decorreu com grande entusiasmo e empatia entre todos os participantes realizamos um lanche convívio para entregar diplomas e lembranças e desta forma encerrar a actividade.

Esta actividade foi muito gratificante e enriquecedora para todos nós.

Realizado por:
Cátia Martins
Diana Torres
Lara Carvalho
Raquel silveira
Vera Sousa
9ºC

4 comentários:

Vera disse...

Foi um dia único...sem aulas...xD,
no entanto muito cansativo,mas a adesão e o entusiasmo na realização da actividade compensou...

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa!!!
Aqui está um verdadeiro exemplo de uma escola aberta à comunidade e preocupada com a qualidade de vida dessa comunidade...um exemplo a seguir.
Gostamos muito de ter participado e já agora quando é o próximo??

Pelo Grupo do Clap.

Raquel Silveira disse...

Foi uma grande experiência para todos nós ... :)

Cátia Macedo disse...

Foi um dia cheio de novas experiências....

Foi uma grande ideia, também só podia ter sido organizado pelos alunos do 9ºC

:)