segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

No dia 13 de Janeiro, pelas 14 horas, o escritor António Torrado visitará a nossa escola e encontrar-se-á com alguns alunos das várias turmas, na Biblioteca Escolar. A Diana, o Helder, o Pedro Nogueira e o Ricardo foram seleccionados para representar o 8ºC. O autor fará uma breve apresentação da sua obra e os alunos presentes poderão colocar as perguntas que entenderem. Seguir-se-á uma sessão de autógrafos dos seus livros, que se encontram à venda, desde o dia 12, na Biblioteca.
Biografia do autor:
António Torrado nasceu em Lisboa em 1939. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à escrita desde muito novo, tendo começado a publicar aos 18 anos. A sua actividade profissional foi e é diversa: escritor, pedagogo, jornalista, editor, produtor e argumentista para televisão. Tem trabalhado em parceria com Maria Alberta Menéres em diversos livros e programas de televisão. Actualmente, é Coordenador do Curso Anual de Expressão Poética e Narrativa no Centro de Arte Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. É o professor responsável pela disciplina de Escrita Dramatúrgica na Escola Superior de Teatro e Cinema. Sendo consensualmente considerado um dos autores mais importantes na literatura infantil portuguesa, possui uma obra bastante extensa e diversificada, que integra textos de raiz popular e tradicional, mas também poesia e sobretudo contos. Reconhece a importância fundamental da literatura infantil enquanto veículo de mensagens, elegendo como valores a promover a liberdade de expressão e o respeito pela diferença. António Torrado utiliza com frequência o humor em algumas das suas histórias. Por outro lado, em alguns textos de carácter alegórico ou de ambiente oriental, é o registo poético que predomina. De resto, os valores poéticos assumem para o autor uma posição central em qualquer projecto educativo. Recentemente, começou também a trabalhar novelas e romances para a infância e juventude, mas a vertente mais marcada da sua actividade nos últimos tempos é, sem dúvida, o teatro.




7 comentários:

Anónimo disse...

que pena gostaria ter estado la

Anónimo disse...

Deviam ter convidado as turmas todas da escola.

Anónimo disse...

Algumas turmas foram, outras não tiveram direito. Não é justo.
Todos temos Português.

Anónimo disse...

tambem gostaria mas o tempo impediu

Anónimo disse...

Eu não sei para onde enviar este comentário, mas como sou encarregada de educação de um aluno desta turma, gostaria de dizer o MEU MUITO OBRIGADA, à professora de Língua Portuguesa, e aos alunos da turma.
Gostaria de salientar que todos os professores devem fazer greve e lutar contra este modelo de avaliação.

Um grande abraço para todos.

Anónimo disse...

I like very this author.

Anónimo disse...

concordo com o encarregado de educação, a meu ver tem toda a razão, os professores devem lutar pelos seus direitos, com os métodos que TÊM a seu dispor..